AMBIENTAÇÃO

As tecnologias estão presentes em nosso cotidiano não apenas como forma de suporte, mas de cultura. De fato, ampliam nossa visão de mundo, modificam as linguagens, propõem novos padrões éticos e novas maneiras de apreender a realidade.
Discutir o uso das tecnologias de informação e comunicação na educação implica levar em conta dimensões que vão além de informatizar a parte administrativa da escola, de utilizar o computador para pesquisar e planejar aulas.
Utilizar o computador na escola é mais do que ensinar
a informática instrumental aos jovens.
É formar pessoas capazes de, através da busca, seleção, análise e articulação entre informações, construir e reconstruir continuamente seus conhecimentos, tirando o máximo proveito dos recursos de que dispõem.
Pessoas que atuem em sua realidade, tendo em vista a construção de uma sociedade mais humana e menos desigual.
Cabe aos professores, na sociedade da informação, buscar definir o espaço e a competência do uso do computador, entre outras tecnologias, para alcançar os grandes objetivos da educação.
A partir de agora, construiremos juntos um percurso para elaboração de projetos educacionais com auxílio do computador. Nesse trajeto, serão levantadas questões e seremos instigados a refletir, interagir e sobretudo aprender fazendo.
Clique sobre a imagem ao lado e conheça algumas semelhanças e diferenças entre o LINUX e WINDONS. Realize a atividade a seguir.

ATIVIDADE: Do texto lido, destaque pelo menos 5 termos dos quais você não sabe o significado exato e que, na sua opinião, devem fazer parte do GLOSSÁRIO. Pesquise o significado deles, compartilhe suas descobertas através do e-mail, utilize também a ferramenta POSTAR UM COMENTÁRIO.


Para Almeida e Almeida (1998), a integração do computador ao processo educacional depende da atuação do professor que, por seu lado, nada fará se atuar isoladamente. São necessários o apoio e o envolvimento de toda comunidade escolar, para que se estabeleça uma perspectiva comum de trabalho em torno dos objetivos explicitados no projeto pedagógico da escola.
É desejável que o projeto pedagógico da escola seja elaborado coletivamente e continuamente revisto, atualizado e alterado segundo os interesses emergentes. 
Como está esse processo em sua escola? Qual a sua contribuição?
A integração do computador aos processos educativos se revela na clara definição dos objetivos, no estabelecimento de um plano de trabalho flexível, na identificação dos recursos necessários – disponíveis e a providenciar – para implementar ações coerentes com as necessidades educativas dos alunos (ALMEIDA E ALMEIDA, 1998).


ATIVIDADE- Da mesma forma que você folheia e estuda o livro didático antes de iniciar o trabalho com seus alunos, sua tarefa será ir ao laboratório de informática de sua escola e conhecer os recursos de que disporá para planejar suas atividades. Pergunte, anote e mantenha em lugar seguro informações sobre:
. procedimentos de segurança do local,
. forma correta (chaves e sequencias) para ligar e desligar as máquinas,
. procedimentos para verificar e eventualmente corrigir problemas de acesso à internet,
. formas de acionar assistência técnica, quando necessário, etc.
Esse espaço, assim como a sala de aula e todas as demais dependências da escola é responsabilidade de todos. 

Pergunte, se informe, peça ajuda!
Construa agora a sua LISTA DE CHECAGEM, atribua prazos e responsáveis pelas providencias a serem tomadas.


BIBLIOGRAFIA


ALMEIDA, E. B. de, ALMEIDA, F. J. - Uma zona de conflitos e muitos interesses – in: Salto para o Futuro: TV e Informática na Educação/ Secretaria de Educação a Distancia. Brasília: MEC/SEED, 1998.

Jody Gilbert - As 10 principais diferenças entre o Windows e o Linux. Tradução livre dsponível em: http://www.guiadopc.com.br/artigos/3394/as-10-principais-diferencas-entre-o-windows-e-o-linux.html

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