As tecnologias
estão presentes em nosso cotidiano não apenas como forma de
suporte, mas de cultura. De fato, ampliam nossa visão de mundo,
modificam as linguagens, propõem novos padrões éticos e novas
maneiras de apreender a realidade.
Discutir o uso
das tecnologias de informação e comunicação na educação implica
levar em conta dimensões que vão além de informatizar a parte
administrativa da escola, de utilizar o computador para pesquisar e
planejar aulas.
Utilizar
o computador na escola é mais do que ensinar
a
informática instrumental aos jovens.
É formar
pessoas capazes de, através da busca, seleção, análise e
articulação entre informações, construir e reconstruir
continuamente seus conhecimentos, tirando o máximo proveito dos
recursos de que dispõem.
Pessoas que
atuem em sua realidade, tendo em vista a construção de uma
sociedade mais humana e menos desigual.
Cabe aos
professores, na sociedade da informação, buscar definir o espaço e
a competência do uso do computador, entre outras tecnologias, para
alcançar os grandes objetivos da educação.
A partir de
agora, construiremos juntos um percurso para elaboração de
projetos educacionais com auxílio do computador. Nesse trajeto,
serão levantadas questões e seremos instigados a refletir,
interagir e sobretudo aprender fazendo.
Clique sobre a imagem ao lado e conheça algumas semelhanças e diferenças entre o LINUX e WINDONS. Realize a atividade a seguir.
ATIVIDADE: Do texto lido, destaque pelo menos 5 termos dos quais você não sabe o significado exato e que, na sua opinião, devem fazer parte do GLOSSÁRIO. Pesquise o significado deles, compartilhe suas descobertas através do e-mail, utilize também a ferramenta POSTAR UM COMENTÁRIO.
Para Almeida e Almeida (1998), a integração do computador ao processo educacional depende da atuação do professor que, por seu lado, nada fará se atuar isoladamente. São necessários o apoio e o envolvimento de toda comunidade escolar, para que se estabeleça uma perspectiva comum de trabalho em torno dos objetivos explicitados no projeto pedagógico da escola.
É desejável
que o projeto pedagógico da escola seja elaborado coletivamente e
continuamente revisto, atualizado e alterado segundo os interesses
emergentes.
Como está esse processo em sua escola? Qual a sua
contribuição?
A integração do computador aos processos
educativos se revela na clara definição dos objetivos, no
estabelecimento de um plano de trabalho flexível, na identificação
dos recursos necessários – disponíveis e a providenciar – para
implementar ações coerentes com as necessidades educativas dos
alunos (ALMEIDA E ALMEIDA, 1998).
ATIVIDADE- Da mesma forma que você folheia e estuda o
livro didático antes de iniciar o trabalho com seus alunos, sua tarefa será ir ao laboratório de informática de sua
escola e conhecer os recursos de que disporá para planejar suas
atividades. Pergunte, anote e mantenha em lugar seguro
informações sobre:
. procedimentos de segurança do local,
. forma correta (chaves e sequencias) para ligar
e desligar as máquinas,
. procedimentos para verificar e eventualmente
corrigir problemas de acesso à internet,
. formas de acionar assistência técnica, quando
necessário, etc.
Esse espaço,
assim como a sala de aula e todas as demais dependências da escola é
responsabilidade de todos.
Pergunte, se informe, peça ajuda!
Construa
agora a sua LISTA DE CHECAGEM, atribua prazos e responsáveis pelas
providencias a serem tomadas.
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA,
E. B. de, ALMEIDA, F. J. - Uma zona de conflitos e muitos interesses
– in: Salto para o Futuro: TV e Informática na Educação/
Secretaria de Educação a Distancia. Brasília: MEC/SEED, 1998.
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