Em um mundo que tem como um de seus maiores valores a
capacidade de se comunicar e utilizar diferentes recursos
tecnológicos, podemos afirmar que a leitura e a escrita são
instrumentos que auxiliam a promoção da inclusão social. Sendo
assim, a alfabetização é um processo relevante e imprescindível
para que o indivíduo se torne cidadão.
Entre os recursos
tecnológicos disponíveis, o computador pode se configurar como um
valioso auxiliar. Seus recursos e programas, denominados Objetos de
Aprendizagem (OA) tem o intuito de propor atividades, como uma
ferramenta de auxílio ao professor, para atender não apenas pessoas
em fase de alfabetização.
No caso específico dos
professores do 6º ao 9º ano e ensino médio, independentemente da
disciplina, é essencial que o professor trabalhe sempre as
competencias de leitura e escrita, com a utilização de diferentes
atividades.
Há ainda a necessidade
de se desenvolver os conhecimentos matemáticos, outra deficiência
que está cada vez mais evidente em nossas salas de aula.
"Saber ler e
escrever e dominar conceitos básicos de Matemática é o ponto de
partida para que o aluno avance em todas as disciplinas."(Stella
Bortoni, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília –
UnB).
Navegue por alguns
Objetos de Aprendizagem (clique sobre os nomes dos OA para abrir) e reflita sobre as questões abaixo:
- Faça uma síntese, em um texto usando o BrOffice writer, contendo os conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou apreendidos pelos aluno.
Você também deve refletir sobre os seguintes pontos:
- Os conteúdos identificados no projeto a ser desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal?
- Quais foram os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal?Estes conceitos, atitudes e procedimentos podem complementar o conteúdo do livro didático?
OBJETOS DE APRENDIZAGEM
BIODIESEL (clique aqui)
Apresentar um tipo de combustível alternativo que contribui para a preservação do meio ambiente; Demonstrar, através de simulação, o passo a passo na produção do biodiesel; Conhecer os principais produtos utilizados na fabricação do biocombustível nas regiões do Brasil e do mundo; Levar o usuário a refletir sobre a utilização dos biocombustíveis como alternativa para preservação do meio ambiente.O objetivo central deste OA é estimular as produções textuais dos alunos através da relação imagem-texto, de forma prazerosa e lúdica. Através das atividades propostas, procura-se explorar a escrita de histórias de maneira autônoma e criativa, bem como a coerência entre a escrita e as ilustrações/desenho. Busca-se respeitar a liberdade de criação e expressão da criança, que ao longo de seu texto poderá refletir sobre o que produziu de acordo com a sua lógica ou em consonância com o direcionamento proposto por seu professor.Perceber que diferentes unidades de medidas podem representar à mesma área. · Reconhecer que a medida de uma superfície representa a área. · Transformar adequadamente as unidades de medidas metros quadrados em centímetros quadrados e vice-versa. · Reconhecer que é preciso trabalhar com uma unidade de medida padronizada para efetuar as operações necessárias às situações-problema. · Saber calcular a área total de um ambiente através do uso adequado das fórmulas. · Perceber que para calcular a quantidade de cerâmicas do ambiente é preciso dividir a área total do ambiente pela área da cerâmica e usar a mesma unidade de medida.SUGESTÃO DE ATIVIDADESAs atividades seguintes podem ser aplicadas após a utilização do OA "Daqui pra lá, de lá pra cá" disponívem em: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-espaco-forma-428061.shtml.
Nesse jogo, seus alunos vão colocar em prática conhecimentos geométricos de orientação espacial. Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, será preciso indicar a direção que ele deve seguir pelas ruas da cidade. -
C. M. de C. MARTINS, M. I. M. de T. - ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICA RESULTADOS DE BIOLOGIA - Disponível em: www.game.fae.ufmg.br/arquivos/publicacoes/3/bio3.pdfFERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Anna. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. 284 p.GROENWALD, C. L. O.; TIMM, U. T. Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula. Disponível em: <http://www.somatematematica.com.br>KAMII, C.; DECLARK, G. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. 6aed. Campinas, SP: Papirus, 1992.MENDONÇA, Onaide S. C.; MENDONÇA, Olímpio C. Alfabetização – Método Sociolingüístico: Consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire.. 01. ed. São Paulo: Cortez, 2007. v. 1. 150 p.MÜLLER, G. C. Compreendendo os procedimentos de adição de 4a série: um estudo a partir da epistemologia genética. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2003.QUARTIERI, M. T., REHFELDT, M. e GIONGO, I. M.- Jogos para o ensino médio – Disponível em: (www.univates.br/ppgece/docs/materiais2009/Jogos_Pedagogicos.pdf).REVISTA NOVA ESCOLA - http://revistaescola.abril.com.brRIVED - http://rived.mec.gov.br
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