Para subsidiar nossas discussões, sugiro a leitura do texto: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: LETRAMENTO NA CIBERCULTURA da Profª Magda Soares.(Clique sobre o nome do artigo para ler)
No texto a autora parte da diferenciação entre a cultura do papel
e a cibercultura como um percurso para compreender o conceito de
letramento, através do confronto entre as tecnologias tipográficas
e digital de leitura e escrita. Faz isso para afirmar os efeitos
sociais, cognitivos e discursivos resultantes do exercício de
diferentes letramentos, sugerindo que a palavra seja pluralizada para
letramentos.
Leia
o texto, anote, reflita sobre os conceitos de letramento aí apresentados.
Em
seu trabalho como professor e professora, de qualquer ano de escolaridade, o que
você observa sobre a relação de seus alunos com os diferentes
espaços de escrita?
E
você? No caminho entre o manuscrito da Idade Média ao texto
eletrônico, onde seu texto se situa? Pense sobre isso.
ATIVIDADE: Construa um Mapa Conceitual que reflita suas conclusões após a leitura do texto. Caso tenha dúvidas sobre como utilizar essa ferramenta, pesquise, encontre e consulte um tutorial.
As tecnologias
estão presentes em nosso cotidiano não apenas como forma de
suporte, mas de cultura. De fato, ampliam nossa visão de mundo,
modificam as linguagens, propõem novos padrões éticos e novas
maneiras de apreender a realidade.
Discutir o uso
das tecnologias de informação e comunicação na educação implica
levar em conta dimensões que vão além de informatizar a parte
administrativa da escola, de utilizar o computador para pesquisar e
planejar aulas.
É formar
pessoas capazes de, através da busca, seleção, análise e
articulação entre informações, construir e reconstruir
continuamente seus conhecimentos, tirando o máximo proveito dos
recursos de que dispõem.
Pessoas que
atuem em sua realidade, tendo em vista a construção de uma
sociedade mais humana e menos desigual.
Cabe aos
professores, na sociedade da informação, buscar definir o espaço e
a competência do uso do computador, entre outras tecnologias, para
alcançar os grandes objetivos da educação.
A partir de
agora, construiremos juntos um percurso em busca da construção de
projetos educacionais com auxílio do computador. Nesse trajeto,
serão levantadas questões e seremos instigados a refletir,
interagir e sobretudo aprender fazendo.
REFERENCIAS
REFERENCIAS
www.mindmeister.com/
SOARES,
M. - Novas práticas de leitura e escrita: Letramento na
cibercultura. Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf
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