OBJETOS DE APRENDIZAGEM


Para iniciar nossa discussão, clique sobre o texto a seguir leia o artigo: OBJETOS DE APRENDIZAGEM VIRTUAIS: MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, escrito por  Wagner Antonio Junior e Daniela Melaré Vieira Barros.

Na sua opinião, quais ações ou atitudes são necessárias para a criação de espaços nos quais os saberes rompam e alarguem fronteiras?
De quais trabalhos coletivos você tem participado, com vistas à inclusão digital de alunos e professores?

Como fio condutor de nossa discussão, proponho recorrer aos temas transversais, apresentados no Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, que representam um rico espaço para a construção de competências.
Da mesma forma, as atividades que compõem as propostas de ensino mediadas por computador devem refletir a disposição do professor em criar ambientes de aprendizagem interdisciplinares, propor desafios e explorações que conduzam a descobertas e promovam a construção do conhecimento.
Assim como aprendemos a utilizar o giz, o quadro e o livro didático, precisamos explorar as possibilidades de uso do computador e seus programas.
Diante de uma situação-problema o professor assessora o aluno na identificação dos recursos mais adequados para resolvê-la, podendo articular diferentes tecnologias e recursos, aplicativos como processadores de texto, planilhas eletrônicas, editores de desenhos, simulações, jogos, etc. Segundo Minguet (1998) os educandos passam por um processo dinâmico e mutante de construção do conhecimentos, fazendo reestruturações constantes, especialmente quando da aprendizagem de conceitos.
As atividade podem ser desenvolvidas de forma a conseguir que os alunos aprendam de foma significativa, explorando o que já sabem, extraindo os significados dos livros-texto e realizando avaliações ao longo do processo.
Os computadores abrem a possibilidade de testar ideias ou hipóteses, representar conceitos que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico e, ao mesmo tempo, introduzem diferentes formas de atuação e de interação entre as pessoas.



BIBLIOGRAFIA



JUNIOR, W. A. BARROS, D. M. V. - Objetos de aprendizagem virtuais: material didático para a educação básica. Disponível em: www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/006tcc1.pdf
Parâmetros Curriculares Nacionais, disponível em: portal.mec.gov.br/
MINGUET, P. A. - A construção do conhecimento na educação. Trad. Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: ArtMédica, 1998.

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