Para iniciar nossa discussão, clique sobre o texto a seguir leia o artigo: OBJETOS DE APRENDIZAGEM VIRTUAIS: MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, escrito por Wagner Antonio Junior e Daniela Melaré Vieira Barros.
Na sua
opinião, quais ações ou atitudes são necessárias para a criação
de espaços nos quais os saberes rompam e alarguem fronteiras?
De quais
trabalhos coletivos você tem participado, com vistas à inclusão
digital de alunos e professores?
Como fio condutor de nossa discussão, proponho recorrer aos temas transversais, apresentados no Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, que representam um rico espaço para a construção de competências.
Da mesma
forma, as atividades que compõem as propostas de ensino mediadas por
computador devem refletir a disposição do professor em criar
ambientes de aprendizagem interdisciplinares, propor desafios e
explorações que conduzam a descobertas e promovam a construção do
conhecimento.
Assim como
aprendemos a utilizar o giz, o quadro e o livro didático, precisamos
explorar as possibilidades de uso do computador e seus programas.
Diante de uma
situação-problema o professor assessora o aluno na identificação
dos recursos mais adequados para resolvê-la, podendo articular
diferentes tecnologias e recursos, aplicativos como processadores de
texto, planilhas eletrônicas, editores de desenhos, simulações,
jogos, etc. Segundo Minguet (1998) os educandos passam por um
processo dinâmico e mutante de construção do conhecimentos,
fazendo reestruturações constantes, especialmente quando da
aprendizagem de conceitos.
As atividade
podem ser desenvolvidas de forma a conseguir que os alunos aprendam
de foma significativa, explorando o que já sabem, extraindo os
significados dos livros-texto e realizando avaliações ao longo do
processo.
Os computadores abrem a possibilidade de testar ideias
ou hipóteses, representar conceitos que levam à criação de um
mundo abstrato e simbólico e, ao mesmo tempo, introduzem diferentes
formas de atuação e de interação entre as pessoas.
BIBLIOGRAFIA
JUNIOR,
W. A. BARROS, D. M. V. - Objetos
de aprendizagem virtuais: material didático para a educação
básica. Disponível em:
www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/006tcc1.pdf
Parâmetros
Curriculares Nacionais, disponível em: portal.mec.gov.br/
MINGUET,
P. A. - A construção do conhecimento na educação. Trad. Juan
Acuña Llorens. Porto Alegre: ArtMédica, 1998.
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